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Hoje é o Dia Mundial da Saúde e Nutrição.

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e Nutrição.

Para comemorar esse dia a nossa apoiadora Carolina Fiorante – Assessoria em Nutrição e Alimentação – deixa uma importante mensagem sobre a importância da alimentação saudável.

No dia 31 de março comemoramos o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, esse dia vem para nos lembrar da importância da alimentação para a saúde. É através de uma Alimentação Saudável que o funcionamento e desenvolvimento do corpo são mantidos, por isso os hábitos alimentares são tão importantes de devem ser levados em consideração e observados com a devida atenção.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como sendo um completo bem-estar físico, mental e social. Dessa forma vemos que a saúde do indivíduo deve ser observada como um todo, não apenas para a ausência ou não de doença. Se baseando, então, nesse olhar amplo sobre saúde, a Nutrição também pode ser observada de forma ampla. Assim, o conceito de Alimentação Saudável pode se expandir para além do nutriente, como é visto e muito disseminado hoje.


Levar em consideração os aspectos da alimentação para além do ‘o que se come’ pode ser uma maneira mais completa de se falar em uma Alimentação Saudável e contribuir para a saúde de forma completa. Apesar de ser importante todo o cuidado com as escolhas alimentares, mantendo uma alimentação variada, composta preferencialmente de alimentos in natura e frescos, evitando industrializados e fast-foods e mantendo uma ingestão adequada de água, as quais são as recomendações que mais se falam quando o assunto é esse, outros aspectos da alimentação, como o local, o porquê e como se come também devem ser levadas em consideração.


O Guia Alimentar para a População Brasileira, traz exatamente essa visão ampla da alimentação, onde ele conceitua a alimentação como sendo ‘mais que ingestão de nutrientes’. Produzido pelo Ministério da Saúde (2014), o Guia afirma que a alimentação diz respeito aos alimentos que contem e fornecem os nutrientes, como eles são combinados e preparados, o modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares. Ou seja, é preciso olhar para a alimentação como um todo e não apenas para aquilo que está comendo.


Toda a forma de preparo desde a compra até ser servida a refeição, o ato de comer em si, se é rápido ou de devagar, prestando atenção ao comer ou pensando em outras coisas, sentado a mesa ou no sofá, com tranquilidade ou em meio ao estresse, se é sozinho ou compartilhando o momento, seguir a cultura e tradições, tudo o que envolve o comer são aspectos importantes e que contribuem para a definição de uma Alimentação Saudável ou não.


Para ajudar na criação do hábito de uma Alimentação Saudável seguindo outros aspectos além do nutriente o Guia Alimentar para a População Brasileira criou os ‘Dez passos para uma Alimentação Adequada e Saudável’, veja a seguir:

1. Fazer de alimentos in natural ou minimamente processados a base da alimentação

2. Utilizar óleos gorduras, sal e açúcares em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e crias preparações culinárias.

3. Limitar o consumo de alimentos processados.

4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados.

5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia.

6. Fazer compras em locais que ofertem variedade de alimentos in natura ou minimamente processados.

7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias.

8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece.

9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora.

10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Faça a prática desses hábitos e melhore sua saúde e qualidade de vida.

Carolina Fiorante – Assessoria em nutrição e alimentação.

Contato: 12 99130-6182

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